Pra variar um pouco: Museus!

Dediquei meu domingo, após uma preguiça fenômenal para acordar, a visitar os outros dois museus importantes da cidade, a Deichtorhalle e o Kunst und Gewerbe Museum. O primeiro não é bem um museu só, há dois museus no local, um de arte contemporânea e outro de fotografia. Fui nesse museu primeiro, era o último dia de uma mostra do Georg Baselitz, importante pintor alemão. A exposição era sobre imagens russas, quadros que foram pintados com motivos russos. Já tinha visto alguns trabalhos dele em outros museus, mas achei bem legal ver uma quantidade grande junto. Os trabalhos dele tem uma certa ironia (ou talvez não seja esse o adjetivo correto), todos os trabalhos são expostos de cabeça para baixo. Ele tem ótimas pinturas, alias, tenho visto tanta pintura contemporânea, muito bom! Na exposição também havia dois filmes sobre o artista, vi um pedaço de cada, era bem complicado de entender! Várias palavras que eu não fazia idéia do que poderiam significar.

Saí de lá e entrei na galeria de fotografia, estava tendo duas exposições simultâneas, uma com fotos de jovens artistas alemães e outra chamada American Beauties. Faziam parte da mostra American Beauties os seguintes fotografos: Larry Clark, Nan Goldin, David Hockney, Lisette Model, Karl Struss e Wim Wenders. As fotos mais fortes da mostra são obviamente do Larry Clark e da Nan Goldin. Um dos trabalhos da Nan é uma série de slides com a música All by myself, digamos que assistir esse trabalho seja um soco direto no estômago. Já tinha visto alguns trabalhos dela antes, mas esse realmente me impressionou.

Pra completar a séria de fotos fortes, o trabalho do Larry Clark, com título Tulsa, mostrava uma série de fotos de jovens de Tulsa. Na maioria das fotos aparecem os jovens se drogando ou com um tiro na perta ou ainda um bebê morto, é forte pra burro! Descobri depois que esse fotografo dirigiu o filme Kids, que pra quem não lembra é sobre adolescentes drogados e aids. As outras fotos eram bem menos violentas, mas não por isso piores. Adorei as fotos do Wim Wenders!

Quanto aos novos fotografos alemães posso dizer que havia alguns bons trabalhos. Vários eram mais uma instalação do que fotografia, mas não por isso menos interessantes. Gostei do que eu vi, mas acho que pelo fato de estar exposto junto com todas essas outras fotos fortes, não consegui apreciar muito bem alguns trabalhos. Se alguem quiser, peguei um pequeno catálogo da exposição, mas está em alemão.

Completei meu dia indo no Kunst und Gewerbe Museum. Estava com receios se ia gostar desse museu e o que teria de legal para ver dentro dele. Lá eu descobri uma das maiores coleções de instrumentos tipo piano, quer dizer, os bisavós do piano atual. Na sala onde estão todos esses pianos havia uma peça-concerto, dois músicos e um narrador. Esqueci de pegar o programa, mas era voltado para crianças, lembro que tinha uma música de um compositor francês com letra do comediante alemão Loriot. As crianças estavam se divertindo bastante, e eu só entendendo metade das falas!

No resto do museu havia tudo que é tipo de coisas, mas sempre com bastante enfase em design. Num dos andares havia uma parte sobre o modernismo, onde estavam expostas várias cadeiras do Le Corbusier, Gropius, etc. Em algumas salas do museu foram remontados escritórios, salas de música, de jantar, etc como elas eram em alguma época. Interessante de ver como os ambientes foram se modificando. No último andar do museu havia uma exposição dos ganhadores do prêmio de publicidade de Cannes, ví ótimos comerciais. Os mais fortes eram os contra o cigarro, da anistia internacional e de agencias protetoras do meio ambiente.

O mais engraçado que eu vi, foi um argentino para esponjas Scott Bright:
Almoço em familia com uma convidada nariguda. A convidada diz que semana que vêm vai fazer a cirurgia e é interrompida pelo homem que está sentando ao seu lado. Ele explica nos mínimos detalhes como é simples a cirurgia, só dois cortes, levantam a pele do nariz, raspam o osso e tá pronto. Dai ela continua: “Vou retirar as amidalas!”. Acaba a propaganda dizendo que só as esponjas conseguem limpar tudo, menos essa pequena gafe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *