De Paris para Blois

Ontem foi nosso último dia de passeios por Paris, hoje nos restou dizer adeus a cidade, pegar “nosso” carro e nos dirigimos para o Vale do Loire. Claro que isso não seria assim tão simples. Sair de Paris de carro é complicado, tem bastante transito, até parece São Paulo. Fiquei com a impressão de que qualquer pessoa que consegue sobreviver no transito de São Paulo tira de letra o transito em outras cidades. O GPS nos salvou e nos colocou na rota correta para Blois.

A estrada estava super movimentada, acho que eles estão de férias, ou algo assim, pois os carros estavam todos lotados, com crianças, bicicletas, animais de estimação… Paramos num posto no meio da A10 para almoçarmos. Incrível é que até a comida de um posto de gasolina na frança consegue ser boa. Tínhamos bastante chão pela frente, e a voz do GPS foi nos guiando. Fomos amadores em não analizar a rota que o GPS criou, seria bem mais fácil do que confiar no aparelho. Aqui as placas da estrada realmente informam as direções.

Chegamos em Blois, que foi capital francesa lá por 1500 ou 1600, estávamos cansados da estrada. O hotel que reservamos na véspera era bom e muito bem localizado, quase na frente do Châteu de Blois. Logo saímos para a rua, para visitar o castelo e ver a cidade. O castelo é bastante interessante, foi construído em partes, cada rei fez um bloco. São vários estilos de arquitetura reunidos em uma praça. Hoje começou a temporada do show de Luz e Música do castelo, aproveitamos para comprar o ingresso conjuto.

Visitamos todo o castelo e ainda era cedo, tínhamos algumas horas até o show de Luz e Música. Passeamos pelo centro de Blois, uma cidade muito charmosa, com bastante história para contar. Entramos na melhor loja de coisas para chá e café, queria comprar a loja inteira, ainda bem que eles já estavam fechando.

O show começou pontualmente às 22h, realmente vale a pena. Mesmo eu que não entendo francês achei legal. A Nanda entendia a narração e achou mais legal ainda. Nosso único problema foi não termos planejado a janta antes do show. Quando acabou, às 22h30, todos os restaurantes da cidade estavam fechados. Então, cuidado, no interior da frança tudo fecha às 22h, sem perdão.

6 thoughts on “De Paris para Blois

  1. Olá, Pedro e Nanda, estou praticamente viajando junto com vocês. E aproveitando cada momento.
    Essa das placas funcionarem é surpreendente mesmo. Que maravilha deve ser seguir placas que não servem só para quem já conhece o caminho!

  2. Fala Pedro, beleza ? Cara, cheguei até o seu post pois estou procurando me orientar para uma viajem que farei com minha esposa para Paris e o nosso ponto de partida é exatamente o Vale do Loire. Chegaremos em Paris as 08:20 pelo Charles de Gaule e ai já rumamos em direção a Blois.

    Tenho umas perguntas :D

    1 – Valeu a pena alugar o carro e ir até blois de carro ?
    2 – A estrada é bonita ou se for por isso melhor nem alugar carro ? Nós gostamos de curtir o trajeto, então , se o trajeto for bonito as vezes vale a pena só por isso.
    3 – Você tem alguma idéia de onde alugar carro já na saída de Paris, por exemplo ? Para evitar o trânsito interno do centro.
    4 – Valeu a pena ficar em Blois mesmo ? Essa é nossa opção, mas sempre fica a dúvida se é legal ficar em Blois, Tours ou Amboise.

    Valeu camarada.
    Abs
    Diego

  3. Diego,

    Desculpe a demora, vamos ver se posso te ajudar. Valeu a pena sim alugar o carro, as estrada são ótimas e as paisagens são muito bonitas. No Vale do Loire o carro vai ser bem útil, pois os castelos ficam distantes entre si. As estradas vicinais, diferentemente do brasil, são na sua maioria asfaltadas, então é bem tranquilo de passear no campo. Eu aluguei o carro na gare (estação de trem) mais perto do meu hotel, pois já estava em Paris. No CDG tem várias empresas de aluguel de carro.

    Gostei bastante de Blois, cidade pequena, castelo bonito, valeu a pena. Amboise eu só passei de carro e Tours eu não conheci. Mas conhecendo um pouco do interior da França, qualquer uma das cidades deve ser bem bacana!

    Abraço, e boa viagem!

  4. Valeu Pedro. Rapaz, estou nessa dúvida ainda se alugo um carro na chegada e vou pra Blois ou se pego um trem.

    Queria saber se tem alguma locadora que tivesse mais na borda possível de Paris saca , pra evitar trânsito! kkkkkkk.

    Você lembra quando tempo mais ou menos você gastou depois que pegou o carro até chegar em Blois ? Vi que é relativamente perto , coisa de 200km né isso ?

    Abs
    Diego

  5. Faaaala Pedro. Valeu camarada.

    Rapaz, estou nessa dúvida ainda se alugo um carro na chegada e vou pra Blois ou se pego um trem. Queria saber se tem alguma locadora que tivesse mais na borda possível de Paris saca , pra evitar trânsito! kkkkkkk. Dúvida cruel! hehehehehe.

    O Hotel que você pegou tinha estacionamento ? Como vc se virou com isso por lá ? Vc lembra o nome do Hotel ?

    Você lembra quando tempo mais ou menos você gastou depois que pegou o carro até chegar em Blois ? Vi que é relativamente perto , coisa de 200km né isso ?

    Valeu mais uma vez camarada.

    Abs
    Diego

  6. Boa tarde Pedro,

    Estou indo após o natal para Paris e logo após passarei dois dias no Vale do Loire!
    Já decidi que o melhor é montar a base em Blois, mas continuo com a dúvida do Diego… Será que vale a pena alugar carro para ir de Paris a Blois? Fico receoso das estradas…
    E aí Diego? o que vc resolveu??
    Valeu a pena?
    Valeu pelas dicas Pedro!
    Aguardo contato!
    abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *